quinta-feira, 30 de setembro de 2010

O maior arquiteto do país declara apoio a Dilma


Oscar Niemeyer com familiares e amigos 
Oscar Niemeyer  nasceu no Rio de Janeiro no começo do século passado é um dos maiores nomes na arquitetura brasileira e considerado um dos mais influentes na Arquitetuta Moderna Internacional, foi pioneiro na exploração das possibilidades construtivas e plásticas do concreto armado.
Entre grandes obras que projetou destacam-se as da capital do país, Brasília. Niemeyer aos 102 anos declarou ontem em seu apartamento no Rio de Janeiro apoio a candidata Dilma para Presidente da República.
Em uma de suas frases mais famosas demonstra seu pensamento igualitário e a visão da igualdade social.
"Não me sinto importante. Arquitetura é meu jeito de expressar meus ideais: ser simples, criar um mundo igualitário para todos, olhar as pessoas com otimismo. Eu não quero nada além da felicidade geral".
Oscar Niemeyer 

SP: Netinho de Paula lidera pesquisa para o Senado

Segundo pesquisa nacional do Datafolha, encomendada pela Folha e pela Rede Globo e realizada ontem e anteontem com 13.195 eleitores, a disputa pelas duas cadeiras no Senado por São Paulo a liderança continua nas mãos da dupla Netinho de Paula (PC do B), que passou de 36% para 39%, e Marta Suplicy (PT), que oscilou de 36% para 37%.
Em terceiro lugar, Aloysio Nunes (PSDB) o candidato que mais cresceu na pesquisa. O tucano, que tinha 17% há duas semanas, passou para 23% e, agora, tem 29%.
Romeu Tuma (PTB) foi de 21% para 20%.
Se considerados apenas os votos válidos (brancos e nulos são excluídos, e a soma das intenções de voto dá 100%, não 200%), Netinho teria 26%, Marta, 24%, e Aloysio, 19%.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Pensar antes de apertar o botão da urna

Presidente Lula: Por isso vote Dilma 13

Ibope: Resultado é o mesmo da semana passada

Pesquisas: Dilma com mais de 62 milhões de votos

Dilma e os partidos coligados apelaram à militância para que busque votos de modo a decidir a eleição já no primeiro turno.
“Estamos em um momento das eleições em que é normal que haja subidas e descidas. O que eu queria fazer nesse momento é um apelo para minha militância, para não esmorecer, ir para as ruas, disputar voto a voto”, disse a petista durante ato de campanha no centro de Brasília.
A candidata também aconselhou os militantes a não aceitarem provocações.
“Peço três coisas: serenidade, determinação e muito amor do coração. Temos que continuar tendo uma atitude serena, manter o nível, não brigar, não ter baixaria”.
De acordo com a pesquisa diária que o Vox Populi faz para a Rede Bandeirantes e o portal iG, Dilma obteve 49% (66,4 milhões), contra 25% (33,9 milhões) de Serra e 12% (16,2 milhões) de Marina. Considerados os votos válidos, Dilma obteve 55%. Já o Datafolha apontou 46% (62,4 milhões) para Dilma, 28% (38 milhões) para Serra e 14% (19 milhões) para Marina. Contabilizados os índices correspondentes aos votos válidos, o Datafolha atribuiu 51% à candidata do PT.
Pesquisa diária Vox Populi
Dilma 49% (66,5 milhões)
Serra 25% (33,9 milhões)
Marina 12% (16,3 milhões)
Vantagem de Dilma sobre todos os adversários: 13,5 milhões de votos
Pesquisa Datafolha
Dilma 46% (62,4 milhões)
Serra 28% (38 milhões)
Marina 14% (19 milhões)
Vantagem de Dilma sobre todos os adversários: 3 milhões de votos
Em carta divulgada no site do PT, o presidente do partido, José Eduardo Dutra, convocou a militância petista para “garantir” a vitória de Dilma já no primeiro turno. Ele conclamou os militantes a saírem às ruas e também a fazerem campanha na internet.
O documento afirma que os adversários “não têm proposta, não têm discurso, não têm representatividade, tudo o que ouvimos foi uma campanha de mentiras, falsidade e golpes baixos”.


Colocaram o metrô nos trilhos, e os passageiros também

A propaganda dos tucanos na TV mostra Geraldo Alckmin e José Serra com imagens ao fundo do metrô de São Paulo, e o locutor anuncia: Geraldo e Serra colocaram o metrô nos trilhos, esqueceram de dizer, e também os passageiros nos trilhos. 

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Militância pede o voto "Dilma 13" nas ruas do país

O TSE - Tribunal Superior Eleitoral divulga que o número oficial de eleitores é de 135.804.433 aptos a votar no próximo domingo, 3 de Outubro, um aumento de 7,8% no total de eleitores em relação às eleições de 2006. A projeção de cada ponto nas pesquisas equivale a 1.350.804 de eleitores.
Onze por cento, 11%, é o percentual de intenções de votos (estimulado) da diferença que Dilma tem em relação a soma das intenções de voto dos demais candidatos, segundo a última avaliação do tracking diário Vox Populi/Band/IG.
Aproximadamente 15 milhões de votos se as eleições fossem hoje, que separa a provável votação de Dilma da soma das prováveis votações dos demais candidatos, ou seja, a quantidade de votos que precisam tirar os adversários de Dilma para levar a eleição presidencial para o segundo turno.
Para ter 2º turno os outros candidatos precisam ganhar 3 milhões de votos por dia para reduzir, nesses últimos cinco dias, da diferença em favor de Dilma para que a oposição tenha chances de levar a decisão para o segundo turno.
Nada se ganha de véspera, é claro que eles ainda têm as edições do Jornal Nacional de sexta e sábado, além da Veja do fim de semana para tentar nova bala de prata sem que haja tempo de defesa como fizeram em outras eleições, só que em 2006, a essa altura, a diferença de Lula para os demais candidatos era bem menor e vinha sendo reduzida de forma regular (a boca do jacaré fechando) e essas condições não se repetem agora.
A tendência é que na reta final alguns dos indecisos passem a votar em Dilma, afinal estatisticamente os indecisos se distribuem entre os candidatos existentes e não vai ser diferente dessa vez. A cada ponto que Dilma consiga nessa reta final torna a desesperante tarefa tucana cada vez mais impossível de se realizar.
Mesmo que conseguissem atrair todos os indecisos para os outros candidatos e nenhum voto fosse para a Dilma (estatisticamente improvável), ainda assim teriam que tirar cinco milhões de votos de Dilma, coisa que não conseguiram fazer durante um mês de intenso bombardeio e vários escândalos fabricados.
Por mais que estes dias sejam motivos de grande ansiedade para a militância que não vê a hora de eleger Dilma já no primeiro turno com votação expressiva, é preciso analisar com cuidado e calma as tentativas de confundir a cabeça do eleitor com a sugestão de ondas que não passam de marolas.
Em meio a todo tipo de boataria e notícias plantadas é possível ver que algumas análises mais profissionais já apontam para o tamanho do drama da oposição, que tenta a todo custo se manter viva na disputa a despeito de todos os prognósticos desanimadores.
Tem uma vacina para evitar que a imprensa golpista contamine a opinião pública com a boataria, militância na rua, a militância voluntária  e progressista.


segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Em baixo de chuva São Paulo abraça Dilma

Em apenas um mês, a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, cresceu dez pontos e ultrapassou o adversário José Serra (PSDB) em São Paulo, Estado administrado pelo tucano até o início de abril.
De acordo com a mais recente pesquisa Vox Populi/Band/iG, a ex-ministra da Casa Civil, que em agosto tinha 33% das preferências dos eleitores paulistas, soma agora 43% no principal reduto tucano do País. No período, Serra teve queda de 11 pontos na região; hoje é o candidato favorito de 29% dos entrevistados.
A cidade de São Paulo foi cenário, na noite desta segunda-feira (27), do comício de encerramento da campanha de Dilma Rousseff (PT) à Presidência. Diante de militantes no sambódromo do Anhembi, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva completou seu 20º comício na campanha ao lado de Dilma.
Em discurso curto, de cerca de oito minutos, Dilma citou o "encontro com a democracia" do próximo domingo e pediu voto na "mudança e na continuidade do avanço"."Nós sabemos que lá em 2002 nós vencemos o medo que tentavam implantar nas eleições para impedir que Lula fosse eleito.
“Novamente nós vamos vencer esse medo", afirmou Dilma, citando "esperança" e "amor pelo Brasil". A candidata disse que sua vitória derrotará o "medo e ódio" que adversários tentaram impor ao pleito. "Vai derrotar o medo e o ódio que tentam fazer a característica principal dessa eleição."
A chuva, que estava fina, aumentou quando Dilma começou a discursar. Dilma defendeu o "projeto de mudança" do governo Lula. Citou o pagamento da dívida com o Fundo Monetário Internacional e a mobilidade social como resultados do projeto.
Prometeu "saúde, educação e segurança de qualidade" e não deixar que crianças e jovens sejam "vítimas do crack". Disse querer que "o Brasil inteiro seja composto por uma classe média forte, consumidora e pujante".Ao final, pediu "serenidade" e "determinação" nos últimos dias de campanha. "Para assegurar que nós teremos uma vitória no dia 3 de outubro. Uma vitória da paz, da democracia e da unidade do povo brasileiro".

Produção industrial registra aumento no país

A produção aumentou, em agosto, em 25 dos 26 segmentos da indústria de transformação avaliados pela pesquisa Sondagem Industrial divulgada pela Confederação Nacional da Indústria. Enquanto em julho a produção teve queda em nove segmentos, em agosto só diminuiu a da indústria da borracha.
O aumento da produção aumentou a utilização da capacidade instalada. Pelo segundo mês consecutivo, o nível de estoques ficou acima do planejado pelas empresas. As grandes e médias indústrias foram responsáveis pelo crescimento do nível de estoque.
A Sondagem industrial consultou 900 empresas pequenas, 483 médias e 220 grandes, no período de 31 de agosto a 21 de setembro. E concluiu também que os empresários continuam otimistas, embora esperem alguma redução da demanda e das vendas nos próximos seis meses.
As expectativas para os próximos seis meses sobre o aumento da demanda registrou 61,5 pontos, acima da média histórica de 59,9 pontos. As perspectivas de elevação nas vendas acabam puxando as expectativas sobre as compras de matérias-primas, cujo indicador marcou 59,1 pontos em setembro, igualmente acima da média histórica de 55,9 pontos.

domingo, 26 de setembro de 2010

A Ditabranda independente e apartidária?

A Folha de S.Paulo traz na edição deste domingo o editorial a seguir:
"Os altos índices de aprovação popular do presidente Lula não são fortuitos. Refletem o ambiente internacional favorável aos países em desenvolvimento, apesar da crise que atinge o mundo desenvolvido. Refletem, em especial, os acertos do atual chefe do Estado.
Lula teve o discernimento de manter a política econômica sensata de seu antecessor. Seu governo conduziu à retomada do crescimento e ampliou uma antes incipiente política de transferências de renda aos estratos sociais mais carentes. A desigualdade social, ainda imensa, começa a se reduzir. Ninguém lhe contesta seriamente esses méritos.
Nem por isso seu governo pode julgar-se acima de críticas. O direito de inquirir, duvidar e divergir da autoridade pública é o cerne da democracia, que não se resume apenas à preponderância da vontade da maioria.
Vai longe, aliás, o tempo em que não se respeitavam maiorias no Brasil. As eleições são livres e diretas, as apurações, confiáveis -e ninguém questiona que o vencedor toma posse e governa.
Se existe risco à vista, é de enfraquecimento do sistema de freios e contrapesos que protege as liberdades públicas e o direito ao dissenso quando se formam ondas eleitorais avassaladoras, ainda que passageiras.
Nesses períodos, é a imprensa independente quem emite o primeiro alarme, não sendo outro o motivo do nervosismo presidencial em relação a jornais e revistas nesta altura da campanha eleitoral.
Esta Folha procura manter uma orientação de independência, pluralidade e apartidarismo editoriais, o que redunda em questionamentos incisivos durante períodos de polarização eleitoral.
A foto a direita é do ato “contra o golpismo midiático e em defesa da democracia”, proposto e organizado pelo Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé realizado no Sindicato dos Jornalistas de São Paulo".

* Celso Jardim

Para o Brasil seguir mudando e não voltar ao atraso

sábado, 25 de setembro de 2010

Dilma: "Democracia é o sal da Terra"

Dilma lidera na preferência dos eleitores paulistas

Em apenas um mês, a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, cresceu dez pontos e ultrapassou o adversário José Serra (PSDB) em São Paulo, Estado administrado pelo tucano até o início de abril. De acordo com a mais recente pesquisa Vox Populi/Band/iG, publicada nesta sexta-feira, ex-ministra da Casa Civil, que em agosto tinha 33% das preferências dos eleitores paulistas, soma agora 43% no principal reduto tucano do País.
No período, Serra teve queda de 11 pontos na região; hoje é o candidato favorito de 29% dos entrevistados. O tucano também perdeu a dianteira que era apontada em agosto entre os eleitores do Rio Grande do Sul. Ele tinha 39% das intenções de voto dos gaúchos em agosto e agora tem 31%. No período, Dilma saltou nove pontos e hoje soma 46% na região.
A candidata petista está à frente dos adversários nos seis Estados pesquisados pelo instituto (SP, RJ, DF, RS, PE e BA), enquanto Serra perdeu pontos em todas as regiões. Já Marina Silva (PV) apresentou crescimento nos seis Estados. Destaque para o Rio de Janeiro, onde a candidata verde cresceu seis pontos e chegou a 17% das preferências – mesma pontuação obtida por Serra entre o eleitor fluminense.
No Distrito Federal, ela passou de 14% para 18% e empata tecnicamente com o tucano (que tem 20%). Marina também avançou em São Paulo (9% para 12%), Bahia (5% para 9%), Pernambuco (de 6% para 8%) e Rio Grande do Sul (6% para 7%).
Fonte: iG

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Os dois 6565, Aldo e Manuela muita luta aqui e lá no sul

O mesmo número, Aldo aqui em São Paulo e Manuela no Rio Grande do Sul.
Dois estados diferentes, o mesmo número e a mesma luta.
Dois jornalistas e a convicção de que vale a pena lutar sempe pelo povo e por justiça social.
Aldo Rebelo 6565, é candidato a deputado federal por São Paulo e Manuela d’Ávila 6565, é candidata a deputada federal pelo Rio Grande do Sul.
Aldo Rebelo é jornalista, escritor e deputado federal eleito por São Paulo sempre pelo mesmo partido, o Partido Comunista do Brasil - PCdoB. São cinco mandatos consecutivos. Desde 1994, Aldo figura entre os parlamentares mais influentes do Congresso: um dos "cabeças", segundo levantamento anual do DIAP - Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar.
Aldo foi presidente da Câmara dos Deputados, ministro da coordenação política e líder do governo Lula na Câmara. Na juventude, foi líder do movimento estudantil. Chegou à presidência da UNE - União Nacional dos Estudantes e criou a UJS - União da Juventude Socialista. Seu primeiro mandato parlamentar foi como vereador de São Paulo.
Com 54 anos de idade - mais de 30 dedicados à política - Aldo Rebelo é um operário da construção da unidade nacional. Sua atuação política, os projetos que apresentas, as ações que promove convergem para a busca incessante dos interesses da Nação e do povo brasileiro.
Manuela foi conselheira do Conselho Universitário da UFRGS, coordenadora do Centro de Estudantes de Ciências Sociais, vice-presidente da União Nacional dos Estudantes, presidente estadual e diretora nacional da União da Juventude Socialista e a mais jovem vereadora eleita de Porto Alegre.
Na Câmara Municipal de Porto Alegre foi presidente da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude, líder da bancada do PCdoB, membro da Frente Parlamentar em Defesa da Criança e do Adolescente e vice-presidente da Comissão Especial de Políticas Públicas para Pessoas Portadoras de Deficiências.
Em 2006 foi eleita a deputada mais votada do Brasil e do Rio Grande do Sul, com 271.939 votos.
É dirigente municipal, estadual e nacional do PCdoB.
Na Câmara dos Deputados é vice-presidente da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público; membro da Comissão de Turismo e Desporto; Comissão Especial do Estatuto da Metrópole e Comissão Especial de Acompanhamento da Crise Econômica.
Foi relatora da Lei dos Estágios.
Manuela preside a Frente Parlamentar do Esporte a Frente Parlamentar em Defesa da Liberdade na Internet e a Frente Parlamentar pela Cidadania LGBT.
É relatora na Câmara dos Deputados do Estatuto da Juventude e do Vale-Cultura.
Em recente pesquisa divulgada pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), Manuela configura como parlamentar em ascensão na Câmara. A deputada também foi indicada por jornalistas ao Prêmio Congresso em Foco, como uma das melhores parlamentares da Câmara.
Manuela tem um mandato dedicado ao desenvolvimento do país e reconhecido no Brasil e na América Latina pela defesa dos interesses da juventude e dos trabalhadores.
Tudo igual aqui em São Paulo Aldo 6565, lá no sul, Rio Grande do Sul, Manuela 6565 

Desemprego no país atinge o menor patamar

A taxa baixa de desemprego e a evolução da renda mostram que a atividade econômica está mais dinâmica do que se esperava. O desemprego no país teve a terceira queda seguida em agosto e atingiu o menor patamar desde 2002, quando iniciou a série histórica do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
O indicador passou de 6,9% em julho para 6,7% no mês passado.
O rendimento médio dos trabalhadores, descontada a inflação, também bateu recorde no mês passado.
A média para as seis regiões pesquisadas pelo IBGE foi de R$ 1.472,10, alta de 8,8% ante agosto do ano passado e o maior valor desde março de 2002.
É a primeira vez que o recorde de emprego é batido no meio do ano. Tradicionalmente, dezembro registra os menores índices de desemprego, em razão da contratação de funcionários temporários e do dinamismo maior da economia.
Cimar Azeredo, gerente da Pesquisa Mensal do Emprego do IBGE, afirma que o mercado de trabalho brasileiro está robusto.
"O Brasil se recuperou da crise econômica de forma muito rápida. Não só o nível de ocupação, mas também a qualidade do emprego está avançando."

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Dilma tem 10 milhões a mais que a soma de todos

Projetando-se que cada ponto da pesquisa é equivalente a 1,4 milhão, segundo o TSE são aproximadamente 140 milhões de eleitores aptos a votar no dia 3 de outubro, Dilma tem quase 10 milhões de votos a mais que a soma de todos os outros candidatos.
Segundo pesquisa do Datafolha divulgada ontem a dez dias antes do primeiro turno de votação para a eleição presidencial, a candidata do PT, Dilma Rousseff, apresentou vantagem de 21 pontos percentuais sobre José Serra (PSDB) e de 7 pontos percentuais sobre todos os adversários. Em números absolutos, a distância de Dilma para Serra equivale a 28,5 milhões, enquanto a vantagem dela sobre a soma dos índices de todos os candidatos é de 9,5 milhões.
De acordo com o instituto Datafolha, em pesquisa realizada terça e quarta-feira, com mais de 12.000 eleitores, Dilma obteve 49% das intenções de voto, contra 28% de Serra e 13% de Marina Silva (PV). Comparados esses resultados aos apurados pelo mesmo Datafolha na semana passada, o índice de cada candidato oscilou dentro da margem de erro – Dilma perdeu 2 pontos, Serra ganhou 1 e Marina ganhou 2.

Serra desesperado parte para baixaria

Estamos chegando à reta final da campanha. Faltam apenas 11 dias para irmos às urnas e elegermos Dilma Rousseff presidente. As pesquisas continuam mostrando crescimento da nossa candidata e apontam para uma possível vitória no 1º turno.
Mas, diante desse cenário de vitória, inúmeras mentiras em relação a Dilma têm sido inventadas e espalhadas na internet. A baixaria mais recente diz respeito a um e-mail que atribui a ela uma falsa declaração. Segundo o e-mail, Dilma teria dito que “nesta eleição, nem mesmo Cristo me tira essa vitória; as pesquisas comprovam o que eu estou dizendo, vou ganhar no primeiro turno”.
Dilma jamais disse isso. E nunca reconheceu uma vitória antecipadamente. Ao contrário, ela tem dito que pesquisa não ganha eleição, que eleição se ganha na urna. No mês de julho, em Curitiba, Dilma deu a seguinte declaração: “Ninguém pode subir no salto alto e sair por aí achando que já ganhou. Até o dia 3 de outubro, muita água vai rolar debaixo da ponte”.
No dia 21 de agosto, em Mauá (SP), Dilma novamente falou: “Eleição a gente não ganha com pesquisa. Eleição a gente ganha respeitando o voto do povo brasileiro. Peço para vocês muita atenção, muito empenho e muita garra, porque de hoje até o dia 3 nós vamos disputar cada voto.”
Outro tipo de e-mail baixaria é aquele que procura fazer campanha negativa contra a Dilma, espalhando mentiras para disseminar o medo entre a população. Como dizer, por exemplo, que o PT é contra a liberdade de culto e a liberdade de imprensa.
Já vimos este filme em outras eleições e, como bem definiu o presidente Lula em 2002, naquele ano “a esperança venceu o medo”. E vai ser assim novamente agora, com a eleição de Dilma presidente.
Em todos os eventos de que tem participado, Dilma demonstra coerência e valores como responsabilidade, compromisso, e principalmente, respeito ao eleitor e aos adversários.
É isso o que tem norteado a campanha de nossa candidata. É inadmissível que queiram vencer as eleições com base em calúnias e difamações.
Não se deixe enganar.
Denuncie a baixaria na internet!


quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Aldo Rebelo visita reduto de cultura nordestina

O deputado federal Aldo Rebelo, fez uma grande caminhada pelo Brás. A atividade não poderia começar em lugar mais adequado o comércio popular do Brás, onde o deputado federal Aldo Rebelo é visto com frequência, admirador que é dos bons repentistas do Brasil.
Nas ruas, nas lojas, em bares e restaurantes, a popularidade de Aldo foi comprovada pelos cumprimentos, pelas fotos e pelas pessoas que o reconheciam e o chamavam pelo nome.
A caminhada não poderia começar em lugar mais adequado do que os pontos de comércio onde se destaca  as tradiconal comida nordestina, além de músicas regionais onde o deputado federal Aldo Rebelo é visto com frequência, admirador que é dos bons repentistas do Brasil.
Aldo visitou pontos comerciais com vendedores, com ambulantes e com as pessoas que aproveitavam o último sábado, 11/9, para fazer compras.
Alagoano de Viçosa que está em São Paulo desde os anos 70, reencontrou amigos nordestinos e eleitores fiéis que votam em Aldo desde a primeira vez que saiu candidato a deputado federal, nesta eleição o deputado Aldo concorre ao sexto mandato consecutivo na Câmara Federal.

Para o país seguir mudando

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Dona Lindu eles não sabem o que é gente guerreira

Esteja onde estiver Dona Lindu espero que nos ouça, nós brasileiros que apoiamos e admiramos um de seus filhos, o Luiz Inácio, que o chamamos de Lula, o presidente mais popular da história do país.
A senhora que lutou muito para criar seus filhos com todas as dificuldades que muitos brasileiros conhecem e seu jeito de ser que hoje se tornou até um filme, um livro, e sabemos que muitos outros virão ainda.
Ao deixar aquela casinha lá no sertão de Pernambuco com todos os seus filhos em busca de uma vida melhor acreditamos que não imaginava que um deles viria a ser um líder nacional, respeitado e admirado até no exterior.
Dentro de noventa dias seu filho, o Luiz Inácio, deixará a Presidência da República e passará para a história não somente como um presidente popular, mas também o mais humano que o país conheceu.
Nesses oito anos em que ele serviu a nação ele teve um grande mérito entre tantos, ensinou aos brasileiros e ao mundo que uma pessoa simples e filho de uma guerreira pode governar uma nação olhando para o povo, e foi assim que ele fez.
Nós brasileiros que o admiramos, e não somos poucos, mais de 80% aprovam o modo de seu filho governar, estamos assistindo um triste e lamentável episódio nesse momento no país, pessoas que o agrediram, que não reconheceram as realizações e as conquistas do povo nesses quase oito anos de governo, agora tentam iludir a população fazendo-se de admiradores de quem sempre desdenharam.
Hoje eles usam a imagem do seu filho, o presidente Lula, porque ele está com a popularidade alta, e esses que usam sorrateiramente a figura de Lula tem uma visão elitista do povo. Uma visão de quem acha que o povo acredita em quem foi contra Lula durante oito anos de mandato e de quem, na campanha de 2002, incentivou a teoria do medo.
Dona Lindu é gente que acredita que o povo é manipulável pela imprensa e pelo marketing político. São pessoas que acham que pobres só dão problemas.
Dona Lindu daqui até o fim do ano, e nos próximos anos também, muitos irão contar muitas histórias sobre o seu filho, que torce para que um mulher fique em seu lugar na presidência, uma mulher guerreira também, que sempre lutou pela liberdade do país.
Esse mesmos que criticavam seu filho, o presidente Lula, agora tentam fazer o mesmo com Dilma, a futura sucessora, perdoe-os Dona Lindu, eles não sabem o que é gente guerreira, gente que é igual a maioria dos brasileiros, gente do povo.
Relembro uma declaração que a guerreira Dilma fez para a Senhora perto daquela casa em que morava: “Quero aqui fazer uma homenagem à dona Lindu, que botou seus filhos em um caminhão pau de arara e foi, com esperança, construir uma vida melhor. A dona Lindu não sabia, e infelizmente não soube, que um de seus filhos seria um dos maiores presidentes que este país jamais teve”.


segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Aldo Rebelo em defesa dos pequenos produtores rurais

O deputado Rebelo destaca alguns pontos de seu relatório. "O objetivo foi tentar regularizar a situação de 90% de produtores brasileiros, que estão na ilegalidade. E, é claro, manter a vegetação que hoje temos no Brasil", afirmou.
Isso será possível por conta da previsão de uma moratória de cinco anos, que não permitirá nenhum tipo de desmatamento para agricultura ou pecuária.
Nesse tempo, os proprietários rurais deverão fazer um Programa de Regularização Ambiental (PRA), onde devem se adequar à lei. Com esse PRA, será possível ter um diagnóstico da situação de florestas no país, o que não é possível hoje. "Vamos obrigar que os proprietários façam um registro do que possuem de área preservada em suas propriedades", disse Rebelo.
Dois pontos principais foram destacados por ele, como a questão da Reserva Legal em pequenas propriedades. "Propriedades de até quatro módulos fiscais estão dispensados da recomposição da Reserva Legal, mas isso não permite que eles desmatem as partes preservadas. Minha proposta é de desmatamento zero", disse.
Deixou claro que o pequeno proprietário está liberado da recomposição da Reserva Legal, mas não poderá haver nenhum corte na vegetação remanescente. "Mas os estados não terão o poder de reduzir as APPs", disse, referindo-se ao novo texto, que retira essa permissão aos estados.

domingo, 19 de setembro de 2010

IBOPE por regiões: Dilma 220 x Serra 20

O Ibope divide o Brasil em 255 áreas para fazer suas pesquisas. Na maioria dos casos, agrega municípios próximos. Nas grandes cidades, faz o contrário: divide-as em regiões homogêneas. O resultado é o mapa que se vê nesta página.
É um quadro mais preciso da sucessão presidencial do que a simples divisão estadual. Percebe-se, em alguns Estados onde Dilma Rousseff (PT) lidera, que ainda há bolsões de voto em José Serra (PSDB). Eles estão localizados, quase sempre, nas regiões mais ricas.
As partes pintadas de vermelho apontam as áreas onde a candidata do PT tem pelo menos 5 pontos de vantagem sobre o tucano. Nas azuis, ocorre o contrário. E as zonas cinzas indicam que há empate técnico entre eles (diferença inferior a 5 pontos porcentuais, para um lado ou outro).
Serra só bate Dilma em 20 áreas. Em outras 15 há empate técnico. Dilma supera o tucano nas 220 restantes. Para aumentar as amostras locais, os dados de intenção de voto foram extraídos das pesquisas estaduais do Ibope feitas ao longo dos últimos 30 dias, registradas na Justiça eleitoral.
As áreas predominantemente serristas estão confinadas em poucos bolsões, geralmente localizados no centro e nos bairros mais ricos de metrópoles do Sudeste e do Sul do país. Mais da metade delas está em São Paulo, Curitiba, Florianópolis e Belo Horizonte.
Na capital paulista, por exemplo, Serra ganha de Dilma no centro (que inclui Higienópolis e Bela Vista), na zona oeste (em bairros como Perdizes, Pinheiros, Lapa, Butantã), na sudeste (Jardins, Itaim Bibi, Saúde, Ipiranga, Campo Belo) e na zona leste mais próxima ao centro: Tatuapé, Água Rasa, Belém, Penha.
Fora desse círculo, Dilma leva, mas com diferentes graus de intensidade. Sua liderança é menos forte no conjunto da zona norte (Casa Verde, Brasilândia, Jaraguá) do que na zona sul (Vila Andrade, Jardim São Luís, Jardim Ângela, Capão Redondo, Cidade Dutra, Grajaú). E é moderada na extrema zona leste (Itaquera, São Miguel, Lajeado, Cidade Tiradentes).
Como acontece na maioria das metrópoles brasileiras, a periferia paulistana é mais pobre do que o centro. É lá que se concentra o voto em Dilma. Isso explica porque um eleitor que convive nas regiões centrais não percebe a maioria de dilmistas detectada pelas pesquisas de intenção de voto.
No Estado de São Paulo, Serra lidera nas regiões de Sorocaba, Piracicaba e Ribeirão Preto, todas elas entre as mais ricas. E empata em Araraquara, Bauru e Assis. Dilma lidera no entorno da capital, no litoral, no Vale do Paraíba e nas regiões de Campinas, Itapetininga, Rio Preto, Marília, Araçatuba e Presidente Prudente.
Restam outros bolsões serristas nas regiões gaúchas de Vacaria e Camaquã, na serra catarinense e em Rio Branco e Sena Madureira, ambas no Acre. Essas duas se devem ao fato de Marina Silva (PV) ir melhor no seu Estado de origem e tirar votos de Dilma.
No resto do país, predomina o eleitorado da petista. Mas com grandes diferenças de intensidade. Sua vantagem em alguns bairros de Porto Alegre (RS) é estreita, quase na margem de erro. Ao passo que mesmo nas áreas mais ricas de Salvador (BA) ou do Recife (PE) ela ganha por mais de 30 pontos de Serra.
Isso mostra que a dimensão geográfica é preponderante na eleição presidencial de 2010. Eleitores nordestinos e nortistas tendem a votar mais em Dilma, independentemente de sua classe social.
Já no Sul, no Sudeste e no Centro-Oeste, o voto em Serra está confinado em bolsões de alta renda, mas não em todos. O tucano perde da petista até na zona sul do Rio de Janeiro. Dilma também ganha em uma das áreas mais ricas do país: o plano piloto de Brasília.
Se esse quadro se confirmar em 3 de outubro, terá ocorrido uma mudança significativa em comparação aos desempenhos de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSDB) em 2006.
Como há quatro anos, existem regiões do país onde a proporção de eleitores de Dilma sobre Serra varia entre 10 e até 20 para 1, segundo o Ibope. São os casos do centro-sul cearense (Iguatu), do oeste potiguar (Pau dos Ferros), do sudeste piauiense (alto e médio Canindé) e da periferia de Manaus.
Mas o eleitorado da candidata petista terá se expandido para regiões do Sul e do Sudeste onde sempre predominou o voto em presidenciáveis tucanos no primeiro turno.

Com José Roberto de Toledo e Daniel Bramatti

Encontro dos trabalhadores de transporte coletivo

Trabalhadores do setor de transporte estão unidos para eleger Aldo Rebelo 6565 e Alcides Amazonas 65100.
As demonstrações de apoio têm sido frequentes nas portas de garagens e no dia-a-dia da campanha.
Condutores de SP realizaram um grande encontro com os candidatos a deputado federal e estadual, Aldo Rebelo e Alcides Amazonas.
O auditório lotado de apoiadores acabou emocionando os organizadores, participantes e até convidados.
Mas foi a força e a união dos trabalhadores que marcou o entusiasmado evento. contou com a participação de mil trabalhadores do transporte e seus familiares. Além de representantes de outras categorias, a exemplo dos Fretados e de outros municípios como: Guarulhos, Itapevi e Embu-Guaçu.
O deputado federal Aldo Rebelo – 6565 assumiu o compromisso de continuar a luta pela Regulamentação da Profissão de Motorista, em Brasília. Na década de 90, Aldo Rebelo elaborou a lei que assegurou o emprego dos frentistas após a automatização das bombas de combustíveis.
"As nossas leis não são contra a tecnologia, mas a favor do emprego", defendeu o candidato à reeleição ao 6º mandato. Também se comprometeu a encabeçar novas lutas pela retomada da Aposentadoria Especial à categoria aos 25 anos trabalhados, tirada pelo governo neoliberal de FHC.
O vereador Jamil Murad (PCdoB) relembrou, com a voz embargada, sobre a primeira abertura política que vivenciou por ocasião do governo progressista do ex-presidente João Gourlart, deposto pelo golpe militar. "Eu só tinha 21 anos e hoje revivo aquele momento de democracia, com Lula e Dilma".
Na semana anterior, as condutoras participaram do encontro da candidata Dilma Rousseff com as sindicalistas, na Casa de Portugal, em São Paulo. A candidata a presidente recebeu o documento único das sindicalistas e mais uma vez prometeu erradicar a pobreza no Brasil.


Votar no PSDB/DEM é votar contra o país

O número de deputados do PSDB na Câmara Federal vem caindo a cada eleição, com exceção de São Paulo onde a miopia eleitoral predomina.
Na Assembleia Legislativa de São Paulo 70% dos deputados, formam ampla maioria que faz parte da bancada de apoio ao governo estadual, e foram eles que aprovaram entre outras leis, a da OSs que terceirizou os serviços de saúde em prejuízo aos usuários do SUS.
Não apoiaram a criação do plano de carreira dos professores da rede estadual de ensino, aumento salarial para os policiais e nem para o funcionalismo público estadual.
As cinco centrais sindicais reconhecidas pelo Ministério do Trabalho - CUT, Força Sindical, CTB, Nova Central e CGTB - denunciam o candidato tucano José Serra da coligação (PSDB/DEM) como inimigo dos trabalhadores e suas organizações.
As centrais sindicais alertam a população para que não se deixe enganar pelas mentiras veiculadas na rádio e na televisão por José Serra, candidato de Fernando Henrique e do PSDB/DEM à Presidência da República, a respeito de pretensas medidas que teria proposto em prol da classe trabalhadora.
Eles, os demotucanos, são responsáveis pela privataria que Serra ajudou a criar, com a aprovação no Congresso Nacional pela venda em leilões de mais de 120 estatais durante o governo de FHC (1995 a 2002), e se dependerem deles vão tentar vender o que ainda não conseguiram.
Votar em candidatos do PSDB e DEM que apoiam Serra é um risco para a classe trabalhadora, pois até a extinção do 13º salário eles tentam aprovar no Congresso Nacional.
O DEM tenta há 4 anos acabar com o ProUni que permite e dá bolsas de estudos para mais de 700 mil jovens estudantes de classes mais pobres poderem entrar em uma faculdade.
Eles, os demotucanos sempre foram contra o Bolsa Família que distribui renda para mais de 12 milhões de famílias, ou mais de 60 milhões de brasileiros, hoje mentem na TV dizendo que vão manter e ampliar.
Que vão aumentar o salário mínimo e a aposentadoria, o que não fizeram quando governaram o país por oito anos, (1995 a 2002) pelo contrário diminuíram o salário mínimo e achataram o valor da aposentadoria.
Votar nos candidatos do PSDB e do DEM é voltar a ficar nas mãos do FMI, é votar contra a nacionalização total do pré-sal, contra os movimentos sociais do país, é uma tentativa de acabar com a soberania nacional e as conquistas da classe trabalhadora.


sábado, 18 de setembro de 2010

Dilma: "Vou honrar a herança deixada por Lula"

Em mais um comício com milhares de pessoas, dessa vez em Campinas (SP), a nona cidade mais rica do país, Dilma Rousseff e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva animaram a militância para uma vitória histórica nas eleições do dia 3 de outubro.
A candidata da coligação Para o Brasil Seguir Mudando firmou um pacto com a militância e disse que vai honrar a herança deixada por Lula no país. “Esse legado de justiça social, de desenvolvimento e respeito ao meio ambiente. Vou seguir um conselho que o Lula me deu: olha, você sabe que o difícil não é governar, o difícil é governar com o coração cuidando do povo brasileiro. Para cuidar do povo brasileiro tem que ter lado e saber de que lado você está. Nós sabemos de que lado estamos. Estamos do lado dos 190 milhões.”
Dilma falou diretamente com plateia e fez uma avaliação sobre que tipo de país as pessoas devem escolher nos próximos quatro anos. “Vamos decidir o rumo do Brasil, para onde esse país vai. Nós queremos aquele país do desemprego? Não [respondia junto com os eleitores]. Nós queremos aquele país da desigualdade? Não [disse novamente com a militância]. Aquele país que ninguém tinha chance de subir na vida? Não. Nós queremos aquele país que deu chance para as pessoas”, argumentou.
O presidente Lula condenou o comportamento da oposição nessa eleição. Segundo ele, os tucanos têm agido com soberba e empáfia, assim como fizeram quando estavam no governo.
“Não tem nada que faça um tucano sofrer mais do que a gente mostrar que eles tem bico grande para falar e bico pequeno pra fazer. Eles não gostam de comparação, odeiam que a gente mostre o que eles fizeram e o que nós fizemos. Os tucanos nunca receberam os trabalhadores, os estudantes. Os tucanos não ouvem. Eles não têm ouvido. Eles só têm bico e bicam, bicam”, disse Lula, durante o discurso.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Dia D de Dilma, bandeiraço em São Paulo

Começou com grande concentração no centro de São Paulo, nesta sexta feira, 17/09, da militância da coligação dos candidatos majoritários “União para Mudar” que é formada por dez partidos: PT, PDT, PCdoB, PR, PRB, PRP, PRTB, PSDC, PTdoB e PTN.
Apelidado de Dia “D”ilma, apoiadores de todos os partidos que compõe a coligação União para Mudar, vão se reunir em quatro pontos de São Paulo: na Avenida Paulista, no Lago da Concórdia, na Praça da República e na Praça Ramos.
Centenas de integrantes se concentraram em diferentes pontos da capital paulista e se dirigiram em caminhada para a Praça Ramos em frente ao Teatro Municipal.
Depois da chegada de diversos grupos que apoiam Dilma para presidente e Mercadante para Governador do Estado, está prevista uma manifestação dos Movimentos Populares com grande concentração e panfletagem da Campanha de Mercadante para Governador.

Movimento "Dilma vez por todas!" nas ruas de São Paulo

O movimento "Dilma vez por todas, comandado por militantes e pela juventude socialista do PCdoB saiu às ruas nesta sexta-feira, 17/09, partindo da Praça da República  em caminhada pelo centro de São Paulo.
O movimento surgiu logo no início da campanha da candidata do presidente Lula à Presidência da República, Dilma Rousseff (PT), por todo país, em São Paulo, militantes e simpatizantes da candidata lançaram o movimento "Dilma vez por todas"
Apoiada por dez partidos (PT, PMDB, PDT, PSB, PR, PCdoB, PRB, PTN, PSC e PTC), Dilma na oportunidade destacou a necessidade de governar de forma democrática, ouvindo os aliados.
“Não sou do tipo orgulhoso, presunçoso, que acha que tudo faz. Preciso de equipe”, assinalou, em crítica indireta ao tucano José Serra, seu principal adversário na corrida presidencial. “O Brasil de hoje é outro país. Continuar o que o governo Lula conquistou não é ficar parado — é avançar. Nosso país pode olhar para o futuro com confiança.”
Sobre uma eventual gestão de continuidade aos dois governos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a candidata reafirmou a necessidade de “pensar nos 190 milhões de brasileiros, e não olhar só para um terço da população”. Foi nesse sentido, também, que Dilma voltou a criticar o slogan pretensioso da oposição — “O Brasil pode mais”. Segundo a candidata, “eles não podem mais porque o que importa é como melhorar a vida dos brasileiros — e isso somos nós que sabemos fazer”.
Logo após o anuncio do movimento Dilma prestou deferência mais do que especial ao apresentador e vereador Netinho, que pode se tornar o primeiro político negro a assumir uma cadeira no Senado por São Paulo. De acordo com Dilma, “um senador negro é uma grande transformação para o nosso país. A população negra merece ser representada”.
“Netinho vem do gueto, da periferia, da luta do povo, da cultura”, frisou, ainda, Aloizio Mercadante. Já Netinho, numa breve mensagem, elogiou “a militância mais aguerrida desta campanha” e afirmou que a dobrada Dilma-Mercadante vai “acabar com a tristeza no estado de São Paulo”.

Leci Brandão, a cara do povo

Nome consagrado no samba brasileiro, Leci Brandão aceitou o desafio de candidatar-se a uma cadeira na Assembleia Legislativa de São Paulo pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Aos 66 anos, a carioca, nascida em Madureira, diz, em entrevista ao portal Terra, querer o cargo de deputada estadual para levantar temas referentes ao preconceito e à justiça social.
Leci Brandão canta ao lado do ministro do Esporte, Orlando Silva (esq.), e do vereador de São Paulo, Netinho de Paula em convenção eleitoral do PCdoB.
"A minha bandeira é sempre as classes menos favorecidas. Além disso, defendo os direitos humanos, a justiça social, a negritude.", diz Leci Brandão. A cantora revela ainda que sua incursão na política não é uma aventura, pois sempre cultivou uma postura militante e que conta com o apoio de expressivos nomes da classe artística.
Sobre a disputa presidencial, Dilma diz que admira a candidata Dilma Rousseff (PT). "Ela é uma mulher que foi presa, foi torturada e sempre lutou, é uma mulher inteligente e é uma pessoa que demonstra um grande conhecimento do País".
Leci ainda comentou: Sempre fui convidada. Eu sempre me ofereço quando são eventos beneficentes. Ao longo da minha carreira eu sempre batalhei ao lado de ações que tem a ver com as causas sociais. É muito difícil alguém me convidar para eventos que não sejam de esquerda, porque eu sempre fui muito transparente. Por causa disso, eu já tive problemas dentro da mídia, de ficar cinco anos sem gravar, de não participar de alguns programas com outros sambistas porque tinham medo de que eu falasse alguma coisa política.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Trabalhadores de transporte coletivo buscam segurança

Aldo Rebelo mantém uma agenda de trabalho constante junto aos trabalhadores do transporte coletivo. Agora, em campanha pela sua reeleição, o deputado conta com o apoio desses homens e mulheres que colocam São Paulo para andar de segunda a domingo.
Às 3h30 da manhã da última sexta-feira, dia 10, os funcionários que chegavam para mais um dia de trabalho na garagem da Viação Santa Brígida se encontraram com o deputado federal Aldo Rebelo.
O deputado defende os direitos da classe há muitos anos e sabe da luta diária desses homens e mulheres. Entre os amigos de Aldo, está Raimundinho. Para o condutor, uma das principais reivindicações da categoria é a segurança no trabalho. "Aldo Rebelo é o homem que pode conseguir isso para nós", afirma.
E segurança é especialmente importante para as mulheres motoristas. Na Santa Brígida, dos 700 condutores, quatro são mulheres. Eliseleide Bonilha, uma delas, fala com orgulho que dirige um articulado.
Na função de cobradora, Aldo Rebelo encontrou Edna Maria de Andrade. Edna é de Pernambuco e conta que não foi fácil começar a vida em São Paulo; hoje, ela se orgulha do que faz. "Agora só falta um parceiro, mas está difícil arrumar um namorado. Parece que homem tem medo de mulher decidida. Se for nordestina arretada, pior ainda", conta entre risos.

Datafolha: Dilma sobe, Serra fica nos 27%

O instituto Datafolha acabou de divulgar na madrugada desta quinta-feira, 16, os números da corrida presidencial. A pesquisa, que foi realizada entre os dias 13 a 15 de setembro, com 11.784 entrevistados em todo o Brasil apontou a candidata Dilma Rousseff (PT) na liderança, com 51%. Com este resultado, a petista venceria no primeiro turno.
Dilma subiu um ponto em relação ao último levantamento, que aconteceu entre os dias 8 e 9 de setembro. José Serra (PSDB) manteve o índice e permaneceu com 27% das intenções de voto. Marina Silva (PV) também repetiu o resultado da pesquisa anterior e seguiu com 11%.
Votos válidos
Se considerado os votos válidos, quanto é excluido os votos brancos e nulos, a petista vai a 57%, o tucano fica com 30% e a candidata verde vai a 12%.
A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o registro 30014/2010. O levantamento foi feito em 423 municípios. A margem de erro varia dois pontos percentuais para mais ou para mentos.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Economia do país cresce mais que a dos EUA

No dia 15 de setembro de 2008, o mundo acordou com uma notícia que mudaria os destinos econômicos de bilhões de pessoas nos anos seguintes. A quebra do banco Lehman Brothers deu início a pior crise financeira mundial desde 1930. Em uma semana, o banco perdeu 77% do seu valor de mercado e abriu uma quebradeira no sistema financeiro internacional sem precedentes da história.
Nesse momento, o governo também mostrou outra forma de gerir crises financeiras. Não seriam mais anunciados pacotes completos, da década de 1990, com forte desaceleração da economia. O presidente e Lula e a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, anunciaram medidas pontuais e certeiras, com soluções concretas e eficazes para cada setor da economia. Nada de improviso, como se fazia nos anos dos tucanos no país.
Em outubro, o governo percebeu que o melhor jeito de atravessar a crise mundial e transformá-la numa marolinha seria colocar o pé no acelerador e estimular o mercado interno. Naquele mês, foram liberados créditos adicionais para os produtores rurais, cerca de R$ 5,5 bilhões adicionais ao Plano Safra anunciado tradicionalmente em junho. A construção civil teve acesso a créditos adicionais de R$ 11 bilhões, e o BNDES recebeu uma injeção de R$ 7 bilhões do FGTS só para o setor da infraestrutura.
Em novembro, em mais uma resposta forte, o governo anunciou uma nova ampliação do crédito para as empresas e criou linhas especiais de financiamento de eletrodomésticos pela Caixa Econômica Federal de R$ 2 bilhões. Também são criados estímulos aos exportadores e recursos extras do BNDES para capital de giro de pequenas e médias empresas.
O mês de dezembro foi a vez da retirada do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para veículos novos e da redução do o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para compras a prazo e cheque especial. Foi uma renúncia fiscal de mais de R$ 8 bilhões. O Brasil estava preparado para entrar em 2009, acelerando o consumo e reduzindo os efeitos da crise iniciada nos Estados Unidos e que se aprofundou nas economias ricas do continente europeu.

Os paulistas estão satisfeitos com os 15 anos?

O candidato do PSDB ao governo de São Paulo, Geraldo Alckmin, reconheceu que seu colega de partido José Serra vive um momento difícil nas eleições presidenciais. As últimas pesquisas de intenções de voto indicam vitória de Dilma Rousseff (PT) no primeiro turno.
"O quadro nacional não é fácil, mas a eleição não está decidida. Faltam quase 20 dias. Vamos trabalhar para ajudar o Serra", disse Alckmin após palestra para membros da Associação Comercial de São Paulo.
O tucano lembrou que, quando foi candidato ao Palácio do Planalto nas eleições de 2006, poucos acreditaram que conseguiria chegar no segundo turno, o que acabou se concretizando com o surgimento do "escândalo dos aloprados", no qual os petistas teriam montado um dossiê para prejudicar a candidatura do PSDB. No entanto, Alckmin procurou afastar a ideia de que a oposição está desesperada com a perspectiva de derrota.
O que não dá para esconder é a decepção dos tucanos a cada nova pesquisa de intenção de votos, e Serra não reage além de sofrer criticas de seus companheiros de aliados pela atuaçãosua  pífia na TV e nos seu discurso vazio.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Professores(as) tá na hora de ensinar


Abril de 2010: Manifestação dos professores da rede estadual de São Paulo, na capital, deixou 16 feridos - sendo 9 policiais e 7 civis -, informou a Polícia Militar, com muita violência, bombas de efeito moral, balas de borracha e gás pimenta. Esse é o PSDB de Serra e Alckmin. Professores chegou a hora do exame de consciência vão ficar de 2ª época? Ou vão ser reprovados?

* Celso Jardim e o cartaz proibido do TRE

Netinho de Paula lidera pesquisas para o Senado

A ultrapassagem da ex-prefeita Marta Suplicy (PT) pelo vereador Netinho de Paula (PC do B) no Datafolha sobre o Senado em São Paulo, ainda que dentro da margem de erro, deu argumento a petistas segundo os quais a ex-prefeita deveria fazer campanha mais amarrada ao restante da chapa e à base popular construída quando governou a capital, informa o "Painel" da Folha, editado por Renata Lo Prete.
No entender desses petistas, que apostam na continuidade do crescimento de Aloysio Nunes (PSDB), hoje em quarto lugar, o caminho para Marta assegurar sua eleição passa por uma vinculação maior com a campanha de Netinho.
Pesquisa Datafolha, divulgada no dia 11, mostra o vereador subindo de 28% para 36% das intenções de votos, enquanto a ex-prefeita tem 35%.
A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Romeu Tuma (PTB), 21%; Aloysio Nunes (PSDB) tem 16%; Ciro (PTC), 12%; Moacyr Franco (PSL), 9%; Ana Luiza (PSTU), 4%; e Ricardo Young (PV), 3%.
O Datafolha ouviu 2.111 eleitores entre os dias 8 e 9 de setembro. O levantamento está registrado no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) sob o número 83614/2010.

Com Folha OnLine (Datafolha)

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Dilma diz que Serra perdeu as estribeiras e é caluniador

A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, acusou ontem o presidenciável José Serra (PSDB) de sustentar uma “pauta negativa e caluniadora”, de passar a eleição como “caluniador” e de querer “ganhar a campanha no tapetão porque não consegue convencer o povo brasileiro”.
Essas afirmações foram feitas por Dilma durante visita à favela Paraisópolis e também, mais tarde, durante debate com Serra, Marina Silva (PV) e Plínio de Arruda Sampaio (PSol).
Provocada pelos jornalistas que acompanharam sua visita a Paraisópolis, a petista se recusou a comentar novamente as “denúncias” veiculadas na edição desta semana da revista Veja, que acusa de tráfico de influência o filho da ministra-chefe da Casa Civil, Erenice Guerra, e a própria ministra.
“Eu não vou ficar me atendo à pauta do adversário. Eu vou insistir: esses saltos mortais, que pegam um fato e querem ligar a mim, não tem nada. Eu não vou dar mais combustível para isso. Não estou sendo acusada de nada. Não falo nada sobre assuntos que só interessam à pauta negativa e caluniadora do meu adversário”.
Dilma já comentara o assunto no sábado. Disse que a oposição tenta achar uma “bala de prata” no esforço de reverter a vantagem que as pesquisas de intenção de voto lhe conferem tentando ligá-la a eventuais escândalos.
“Meu adversário parece ter perdido todas as estribeiras e periga passar a eleição inteira sendo chamado de caluniador”.
Ontem à noite, num dos blocos do debate da TV, a petista ganhou direito de resposta para rebater acusações de Serra, que ligou sua campanha a vazamentos na Receita Federal que quebraram o sigilo fiscal de sua filha, Verônica.
“Ele quer ganhar essa campanha no tapetão porque não consegue convencer o povo brasileiro”, disse Dilma citando a ação em que o PSDB pede ao Tribunal Superior Eleitoral a impugnação de sua candidatura.
“Ele quer virar a mesa da democracia. E quer com divulgação de crime por fato inverídico”, afirmou.
No fim de sua resposta, a petista atacou.
“Não passarei esta eleição como a caluniadora. Ele é que passará”.
Serra pediu direito de resposta, que usou para relacionar denúncias contra o PT e o governo.
Mais tarde, depois de questionada pelo tucano, Dilma voltou ao ataque.
“As pessoas não podem ser pretensiosas e achar que são donas da verdade. Espero que as pessoas que me cercam também não sejam. Lamento a tentativa sistemática do meu adversário de me desqualificar”, disse.
“Não subestime ninguém, candidato. O senhor não é dono da verdade. O senhor não é melhor do que ninguém”.

domingo, 12 de setembro de 2010

Serra deixa 50% da população de São Paulo sem SAMU

Estado governado pelo PSDB é um dos poucos a não investir no Samu e nas UPAs, que Dilma promete ampliar. Governo paulista afirma que decisão de não dar recursos aos programas não é política e que a prioridade são os AMEs.
O governo de São Paulo ignora o Samu (ambulâncias de resgate) e as UPAs (prontos-socorros 24 horas), as principais "vitrines" do governo Lula na saúde.
Ao contrário do que ocorre na maior parte do país, as cidades paulistas não recebem dinheiro estadual para colocar e manter os dois programas em funcionamento. São financiados só com verbas federais e municipais.
São Paulo foi governado até março por José Serra, o postulante do PSDB. O governo paulista nega motivação política e justifica que sua prioridade são os AMEs.
Só três estados não investem no SAMU
O jornal Folha de S.Paulo consultou todos os 27 governos e constatou que apenas três não investem no Samu: São Paulo, Rondônia e Amazonas. E que são quatro os que não aplicam nas UPAs: São Paulo, Rondônia, Espírito Santo e Santa Catarina.
O presidente Lula apontou Serra com culpado por não ter apoiado o Samu quando era governador. Os Estados, porém, não são obrigados a financiar os programas do ministério. Pelas regras do SUS, cada ente federado (União, Estados e municípios) é independente.
A maioria dos Estados tem sido solidária. Nesses locais, o Samu e as UPAs funcionam com 50% dos custos cobertos pelo ministério, 25% pelo Estado e 25% pela prefeitura. São Paulo tem 32 centrais municipais ou regionais do Samu, suficiente para atender somente 50% da população, e a outra metade está descoberta. Estados como Rio Grande do Sul e Goiás já são 100% atendidos.
O sanitarista Nelson Rodrigues dos Santos, diretor do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde, critica a influência dos partidos na saúde. "Há uma possibilidade muito grande [de ser decisão política] porque São Paulo é governado pela oposição. Isso ocorre em todo o país e nos dois lados [oposição e situação]. Mostra o atraso da nossa política."
O Estado de São Paulo considerado o mais rico do país no quesito atendimento de urgência e operação resgate é igual aos estados de Amazonas e Rondônia. Como as unidades do SAMU atingem somente 50% da população a outra metade dos 42 milhões de paulistas ficam sem atendimentos das ambulâncias resgate que são bem equipadas e com equipe médica especializada para pronto atendimento.

Com informações da Folha de S.Paulo

Enfermagem da Unicamp luta pela jornada de 30 horas

Deputado Federal e candidato à reeleição Aldo Rebelo (PCdoB), foi recepcionado pela Comissão de Enfermagem do Complexo Hospitalar da Unicamp. A ocasião foi oportuna para que os trabalhadores da Área da Saúde entregassem ao parlamentar um ofício solicitando apoio ao Projeto de Lei nº 2295/2000 que prevê jornada de 30h para a Enfermagem.
Em conversa com o deputado Aldo Rebelo os trabalhadores solicitaram o compromisso do parlamentar em apoiar e buscar a aprovação do projeto que reconhece a necessidade de uma jornada mais humanizada para os profissionais da Área da Saúde, por isso, estabelece jornada reduzida para a categoria.
Aldo Rebelo concordou que esse projeto é muito importante, pois confere mais qualidade de vida aos enfermeiros e melhoria no serviço prestado.
Na esteira da mobilização, a Comissão da Enfermagem já solicitou o compromisso da candidata à presidência da República, Dilma Rousseff e dezenas de parlamentares do Estado de São Paulo. As entidades da classe junto aos trabalhadores estão travando um árduo trabalho de convencimento dos parlamentares sobre a relevância do projeto e a necessidade de sua aprovação.
O Sindicato dos Trabalhadores da Unicamp tem feito linha de frente por propostas que reduzem a jornada da classe trabalhadora. Tanto os da Enfermagem, do Serviço Social (30h), quanto os demais funcionários públicos (35h). Nossa mobilização junto aos setores progressistas da sociedade brasileira tem sido neste sentido, inclusive com atuação em Brasília, no Congresso Nacional.

sábado, 11 de setembro de 2010

Dilma amplia vantagem sobre Serra

A presidenciável do PT, Dilma Rousseff, alcançou vantagem de 23 pontos percentuais sobre o candidato das oposições ao Governo Lula, José Serra (PSDB), de acordo com a mais recente pesquisa realizada pelo instituto Datafolha para a Rede Globo e o jornal Folha de São Paulo.
Entrevistados 11.660 eleitores em 414 municípios, na quarta e na quinta-feira, Dilma obteve 50% das intenções de voto – mesmo índice da pesquisa anterior – enquanto Serra oscilou de 28% para 27%. Marina Silva oscilou de 10% para 11%.
Convertidos os índices em números, Dilma teria 67,9 milhões; Serra ficaria em 36,6 milhões e Marina teria aproximadamente 15 milhões. Os 23 pontos de vantagem de Dilma sobre Serra equivalem a mais de 31,2 milhões.
Calculados os votos válidos, segundo o Datafolha, Dilma teria 56% e conquistaria a Presidência da República já no primeiro turno. Para a hipótese de 2º turno, a simulação do Datafolha apontou 56% para a candidata do PT e 35% para o presidenciável do PSDB.


Marta e Netinho lideram disputa pelo Senado

Pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira pelo telejornal SPTV, da Rede Globo, mostra que a ex-prefeita Marta Suplicy (PT) lidera a corrida ao Senado por São Paulo com 36% das intenções de voto, junto com Netinho de Paula, candidato do PCdoB, que tem 33%.
Como a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, pode haver empate técnico entre os dois candidatos da coligação "União Para Mudar" (PRB, PDT, PT, PTN, PR, PSDC, PRTB, PRP, PCdoB, PT do B).
Em relação à pesquisa anterior, Marta manteve seu índice e Netinho passou de 26% para 33% na intenção de voto. Esta é a primeira pesquisa para o Senado em São Paulo realizada depois que o candidato do PMDB, Orestes Quércia, desistiu da disputa para tratamento de saúde.
A pontuação dos demais candidatos foi a seguinte: o senador Romeu Tuma (PTB), que tenta a reeleição, aparece na terceira posição, com 16% (tinha 13%). Aloysio Nunes Ferreira (PSDB), que recebeu apoio de Quércia, cresceu quatro pontos e chegou à quarta posição com 16%. Ciro Moura (PTC) aparece em quinto, com 9%. Mais atrás estão Moacyr Franco (PSL), com 4%, Ana Luiza (PSTU) e Ricardo Young (PV) com 2%. Serpa (PSB), Marcelo Henrique (PSOL) e Dirceu Travesso (PSTU) aparecem com 1%. Mazzeo (PCB), Afonso Teixeira (PCO) e Doutor Redó (PP) aparecem com zero. Ernesto Pichler (PCB) não pontuou. Votariam em branco ou anulariam 25%. Não sabem em quem votar 33%. A soma dos resultados para o Senado é maior que 100% porque o eleitor pode escolher dois candidatos nas eleições deste ano.
A pesquisa encomendada pela Rede Globo e jornal O Estado de S. Paulo ouviu 1806 pessoas e foi registrada no TRE com o número 83153/2010.