sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Lula participará de eventos da consciência negra

Ministro Edson Santos da Promoção da Igualdade Racial 
Segundo divulgação da Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), o presidente Lula participará de atividades comemorativas do Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, na capital carioca.
O dia 20 de novembro é marcado historicamente pela morte de Zumbi dos Palmares, líder negro, símbolo de resistência à escravidão, e a cada ano esta data vem ganhando manifestações mais expressivas no Brasil. Em muitos municípios, o Dia Nacional da Consciência Negra foi transformado em feriado e caracteriza um momentos em propício à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade.
Navegante negro
Neste ano, além de Zumbi dos Palmares, no Rio de Janeiro serão feitas homenagens a mais um herói negro: João Cândido Felizberto, marinheiro que lutou e liderou bravamente o movimento conhecido como Revolta da Chibata, em 1910. Mesmo com o fim da escravidão, os marujos negros continuavam sendo tratados como escravos, recebiam como punição chibatadas e por isso se rebelaram. Em 25 de novembro daquele ano, sem dar um tiro sequer, João Cândido, comandando uma frota de navios na baía de Guanabara, à frente dos marujos rebelados, deu fim ao impasse, acabando com aquele castigo desumano.
A Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), em parceria com a Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, com patrocínio da Petrobrás vai realizar uma série de eventos, entre os dias 16 e 21 de novembro, na Praça XV. No dia 19, estão confirmadas a presença do presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, em ato público e do ministro da Igualdade Racial, Eloi Ferreira de Araújo. A presidenta eleita, Dilma Roussef, também está sendo aguardada.
A programação da Semana da Consciência Negra incluirá ainda shows com Martinho da Vila, Luiz Melodia , Nei Lopes, Dudu Nobre, Arlindo Cruz; exposição fotográfica com Diálogo sobre a importância de João Cândido e de Zumbi dos Palmares como Heróis Negros; exibição de filmes e lançamento da revista “Revolta da Chibata”, do cartunista e jornalista Maurício Pestana.

Com Portal Vermelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário