sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Sensus: 59,6% acham que Dilma vence e 29% Serra

A pesquisa Sensus revelou um alto índice de solidificação na preferência do eleitorado no segundo turno presidencial. Os índices na pesquisa espontânea, quando uma lista com os nomes dos candidatos não é apresentada aos entrevistados, mostram Dilma com 44,5% e 40,4% Serra. Outros nomes foram citados por 0,6% e brancos e nulos são 4%. Indecisos chegam a 10,6%.
São percentuais parecidos aos da pesquisa estimulada, em que Dilma tem 46,8% e Serra 42,7%. Para o presidente da CNT, Clésio Andrade, esses números são altos e favoráveis à candidata petista, pois ela está numericamente à frente de Serra e há pouco espaço para a mudança de voto.
"Há uma solidificação do voto espontâneo, bastante elevado", avaliou Clésio Andrade, presidente da CNT. Clésio lembrou a conclusão da última pesquisa feita antes do primeiro turno, divulgada em 29 de setembro, em que disse que a eleição estaria tecnicamente definida, com uma vitória de Dilma Rousseff no primeiro turno.
Embora não quisesse soar conclusivo desta vez, ele atribuiu a virada à onda de boatos de que Dilma foi alvo.
"Foi um processo de difamação que pegou", disse o presidente da CNT, que também avaliou este segundo turno:
"É uma eleição que hoje não dá para fazer prognóstico, saber quem ganha.
Pelo levantamento, a rejeição dos dois candidatos é parecida: 35,4% não votariam em Dilma e 37,5% não escolheriam Serra de jeito nenhum. Os entrevistados também foram questionados sobre quem eles acham que vencerá o segundo turno. Para 59,6% a vitoriosa será Dilma, enquanto 29% acreditam na vitória de Serra. Outros 11,4% não responderam.
A pesquisa revelou ainda que 62,2% dos brasileiros acompanharam o programa eleitoral gratuito na TV e/ou no rádio. Destes, 38,4% avaliaram o programa de Dilma como o melhor, contra 25,7% de Serra, 8,1% que não responderam. Os outros 37,9% não acompanharam a propaganda eleitoral.
O levantamento mostra também que 14,9% das pessoas que assistiram o debate realizado pela TV Bandeirantes no domingo acham que a petista Dilma Rousseff se saiu melhor. Outros 12,4% preferiram o desempenho do tucano José Serra e 3,7% não responderam. No total, 69,1% não assistiram ao debate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário