segunda-feira, 4 de outubro de 2010

SP: Protógenes Queiroz é eleito deputado federal

Coragem e determinação na luta contra a corrupção
Protógenes Queiroz recebeu seu nome como uma homenagem ao Almirante Protógenes Pereira Guimarães, ex-ministro da Marinha da Era Vargas . Formado em Direito, advogou e foi Procurador-Geral do município fluminense de São Gonçalo. Admitido como Delegado na Policia Federal em 1998.
Queiroz também presidiu o inquérito sobre remessas ilegais de dinheiro para paraísos fiscais, que desvendaram movimentações de cerca de cinco milhões de dólares, das quais o ex-prefeito Celso Pitta seria o principal beneficiário. O ex-prefeito Paulo Maluf (PP) foi investigado no mesmo inquérito. Foi seu o relatório que terminou o inquérito sobre desvio de dinheiro da Prefeitura de São Paulo, concluindo que “os cofres públicos foram pilhados” durante os governos de Maluf (1993-96) e Pitta (1997-2000).
Foi quem comandou a Operação Satiagraha, desde seu início até o dia 14 de julho de 2008, quando se afastou voluntariamente, por motivos pessoais, a conselho da cúpula da Polícia Federal. Curiosamente Protógenes teria comentado com aliados que esse afastamento desmerece seu trabalho, e causa um prejuízo muito grande à investigação.
Por sua própria iniciativa a Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados decidiu investigar a suposta obstrução da Polícia Federal aos trabalhos do delegado Protógenes, que foi afastado dia 18 de julho do comando da Operação Satiagraha. Em determinado momento da campanha protógenes cantarolou ao microfone, trecho da música "Alguém me disse", que retrata bem o solo em que pisou ao desvendar a Satiagraha:
Foram me chamar
Eu estou aqui, o que é que há
Eu vim de lá, eu vim de lá pequenininho
Mas eu vim de lá pequenininho
Alguém me avisou pra pisar nesse chão devagarinho
Protógenes transmitindo a mesma garra e coragem de sua luta contra a corrupção, contagiou sua campanha em São Paulo e foi eleito deputado federal com quase 100 mil votos.

Um comentário:

  1. Vida longa na política para esse grande homem Protógenes Queiroz. O Brasil precisa muito de você.

    Recado para os eleitores da Marina:
    O PT é obrigado a apoiar a merda do PMDB para conseguir ter votação em projetos importantes para o Brasil. NÃO SE GOVERNA SEM FAZER ACORDOS.

    Me dê a sua opinião. saviogf@gmail.com

    ResponderExcluir